Este blog foi criado para incentivar a leitura infantil, com recomendações aos pais e educadores / profissionais da Educação de alguns títulos e sugestões de atividades.

domingo, 16 de outubro de 2011

Livro Chuva de Manga
Autor : James Rumford
Ilustrador : James Rumford
Editora: Brinque Book

Faixa Etária 6-10 anos


A história do livro chuva de manga de James Rumford conta a história do menino Tomás que mora no Chade continente africano que em algumas épocas está em períodos de seca e outras de fertilidade. O autor mostra de forma poética e original  o dia a dia de Tomas, seus brinquedos artesanais, a importância da Chuva para o povo e a valorização do fruto que vem da terra a manga.

Sugestões de Atividades:

O livro é ótimo para contação de história

Poderão ser feitas oficinas de brinquedos com sucatas

Ilustrações do livro com eles recontando ou fazendo releitura do livro



por Fatima

FLICTS - De Ziraldo


“Não tinha a imensidão do Amarelo
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"
  O livro começa “Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts”. Possui características próprias, diferentes de todas as outras cores. Sua solidão era intensa, não era aceito por nenhuma outra cor. Cada cor tem sua interpretação, o vermelho é forte, o amarelo tem uma luz imensa, e o azul transmite paz. "Não existe no mundo nada que seja Flicts”. Não tinha lugar no mundo para Flicts, nem na caixa de lápis de cor, nem no parque e nem no arco-íris. Rejeitado por todas as cores. "Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts”. Ele tenta a salvação no trabalho, uma faixa em alguma bandeira, percorre o mundo todo, “pelos países mais bonitos, pelas terras mais distantes, pelas terras mais antigas, pelos países mais jovens” e não se acha. Nesse momento no livro estão desenhadas várias bandeiras cada uma ocupando duas páginas. Muito bem feito. Pensa encontrar-se no mar e também não consegue. Ziraldo dedica oito folhas para descrever o mar que é muito inconstante e vai mudando de cor, uma obra de arte. Um dia Flicts sobe para bem alto e vai subindo, subindo e encontra-se na Lua. Faz parte da Série Mundo Colorido, da Editora Melhoramentos.

Leia o livro:

Sugestões de Atividades:
1º) LENDO A HISTÓRIA

Se você não tem o livro ou procura uma versão digitalizada, clique aqui (http://www.scribd.com/doc/7246087/Ziraldo-FlictsIlustrado-rev)


2º) OUVINDO A HISTÓRIA

Nós ouvimos uma FANTÁSTICA versão cantada: a história do FLICTS no ritmo do samba. Simplesmente MARAVILHOSO. Enquanto ouvíamos as crianças se remexiam, loucas de vontade de dançar a história (o que fizemos na segunda vez...)

É uma versão produzida pelo Ziraldo e por Sérgio Ricardo e cantada pelo grupo MPB-4, em 1980. Vale muito a pena baixar o arquivo para ouvir aqui: http://loronix.blogspot.com/2006/12/quarteto-em-cy-mpb-4-ziraldo-e-sergio.html

3º) ASSISTINDO A HISTÓRIA

Também levei uma versão adaptada: um episódio da Série Televisiva Um Menino Muito Maluquinho, da TV Brasil (entre aqui se quiser conhecer: http://www.tvbrasil.org.br/mmm/capa.asp). A série é uma biografia poética de um menino feliz amado pelos pais, e cada episódio tem um tema diferente que leva o telespectador a se identificar com o personagem e refletir sobre a realidade e os conflitos das diferentes idades. No episódio selecionado, o Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts.

by Magda Castro

sábado, 15 de outubro de 2011

O PEIXINHO DO ARCO-ÍRIS


 PfisterMarcus - Ed:Amarilys



O PEIXINHO DO ARCO-ÍRIS

"Lá bem distante, bem no fundo do mar vivia um peixinho todo colorido. As suas escamas eram todas coloridas, eram verdes, vermelhas, azuis e prateadas.
Os outros peixes ficavam encantados com a sua beleza, eles a chamavam de ARCO ÍRIS.
- Venha peixinho lindo venha brincar conosco!
(...) Aos poucos foram chegando todos os peixes cada um de uma cor, e o peixe Arco Íris foi dando a cada um uma das suas escamas; e todos contentes convidaram-no para brincar e nadar no mar.
Após esse momento todos ficaram amigos para sempre e felizes."
    Este livro tem lindas gravuras. 
  Pode ser indicado para crianças de todas as idades, contudo, no contexto pedagógico escolar, será muito bem contextualizado para crianças de 7 a 9 anos de idade ( tanto pelas atividades que elas poderão realizar em aula a partir do contexto da história, quanto pela capacidade cognitiva já desenvolvida em crianças até essa faixa etária).
    Algumas reflexões acerca do tema nos ajuda a compreendê-lo melhor. 
Tais como:
  Será que os outros peixes queriam só as escamas do Peixinho do Arco-Íris?
Não. Eles queriam estar próximos daquele peixinho, que admiravam tanto pela sua beleza, e, passaram a admirar mais ainda depois que ele começou a prestar mais atenção nos outros peixinhos também.
  O que torna a cor do Peixinho do Arco-Íris tão especial?
É tão especial por não representar apenas uma cor, mas várias cores juntas.
A diferença de cor entre todas as cores é que torna todas as cores mais  bonitas!
 Essas são algumas sugestões para trabalhar a história do Peixinho do Arco-Íris em sala de aula e na interação pais/crianças:
  • desenhar e colorir personagens do livro e da sua escola e/ou da sua turma (ou da família, amigos... se a interação for a de pais/crianças);
  •  realizar encenações com as crianças a partir dos personagens da história;
  •  desenvolver cantigas com palavras rimadas a partir do contexto da história;

etc.                                                                                                                            
                                                                                                                                   por Caroline