Este blog foi criado para incentivar a leitura infantil, com recomendações aos pais e educadores / profissionais da Educação de alguns títulos e sugestões de atividades.

domingo, 16 de outubro de 2011

FLICTS - De Ziraldo


“Não tinha a imensidão do Amarelo
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"
  O livro começa “Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts”. Possui características próprias, diferentes de todas as outras cores. Sua solidão era intensa, não era aceito por nenhuma outra cor. Cada cor tem sua interpretação, o vermelho é forte, o amarelo tem uma luz imensa, e o azul transmite paz. "Não existe no mundo nada que seja Flicts”. Não tinha lugar no mundo para Flicts, nem na caixa de lápis de cor, nem no parque e nem no arco-íris. Rejeitado por todas as cores. "Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts”. Ele tenta a salvação no trabalho, uma faixa em alguma bandeira, percorre o mundo todo, “pelos países mais bonitos, pelas terras mais distantes, pelas terras mais antigas, pelos países mais jovens” e não se acha. Nesse momento no livro estão desenhadas várias bandeiras cada uma ocupando duas páginas. Muito bem feito. Pensa encontrar-se no mar e também não consegue. Ziraldo dedica oito folhas para descrever o mar que é muito inconstante e vai mudando de cor, uma obra de arte. Um dia Flicts sobe para bem alto e vai subindo, subindo e encontra-se na Lua. Faz parte da Série Mundo Colorido, da Editora Melhoramentos.

Leia o livro:

Sugestões de Atividades:
1º) LENDO A HISTÓRIA

Se você não tem o livro ou procura uma versão digitalizada, clique aqui (http://www.scribd.com/doc/7246087/Ziraldo-FlictsIlustrado-rev)


2º) OUVINDO A HISTÓRIA

Nós ouvimos uma FANTÁSTICA versão cantada: a história do FLICTS no ritmo do samba. Simplesmente MARAVILHOSO. Enquanto ouvíamos as crianças se remexiam, loucas de vontade de dançar a história (o que fizemos na segunda vez...)

É uma versão produzida pelo Ziraldo e por Sérgio Ricardo e cantada pelo grupo MPB-4, em 1980. Vale muito a pena baixar o arquivo para ouvir aqui: http://loronix.blogspot.com/2006/12/quarteto-em-cy-mpb-4-ziraldo-e-sergio.html

3º) ASSISTINDO A HISTÓRIA

Também levei uma versão adaptada: um episódio da Série Televisiva Um Menino Muito Maluquinho, da TV Brasil (entre aqui se quiser conhecer: http://www.tvbrasil.org.br/mmm/capa.asp). A série é uma biografia poética de um menino feliz amado pelos pais, e cada episódio tem um tema diferente que leva o telespectador a se identificar com o personagem e refletir sobre a realidade e os conflitos das diferentes idades. No episódio selecionado, o Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts.

by Magda Castro

6 comentários: